Soluções em Análises Clínicas e Saúde

Checkup Homem

Checkup Homem

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quais exames são recomendados a partir dos 20 anos, para os homens checarem a sua saúde

Exames recomendáveis para cada idade.

Exames cardíacos
Os principais inimigos do coração são:

  • o Colesterol e triglicérides em níveis altos no sangue.
  • o Hipertensão arterial.
  • o Dieta alimentar inadequada e falta de exercícios físicos.

Teste de colesterol e triglicérides
Como taxas elevadas de Colesterol e Triglicérides não apresentam sintomas, aos 20 anos de idade o homem deve fazer os primeiros exames. Testes considerados normais devem ser repetidos a cada 5 anos e os anormais, devem ser realizados com maior freqüência, a critério do médico. Entre 40-60 anos, os intervalos entre os exames devem ser diminuídos, pois esse é um período crítico, quando aumentam abruptamente os níveis de Colesterol e Triglicérides, que podem causar derrame cerebral ou ataque cardíaco.

Valores numéricos

Colesterol
Níveis perigosos: acima de 160
Limite: 130-160
Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 95

Triglicérides
Níveis perigosos: acima de 200
Limite: até 200
Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 70

Prevenção

  • Exercícios físicos adequados para cada idade.
  • o Baixa ingestão de gorduras e carboidratos refinados (álcool, doces, massas, pão branco).
  • o Alto consumo de verduras e frutas. o Exames médicos periódicos.

Teste de pressão arterial
A medida da pressão arterial é um teste muito simples e rápido. Deve ser feito em toda visita ao médico ou sempre que houver oportunidade. Pressão arterial acima de 140/90 indica hipertensão.

Rastreamento de doenças cardíacas
São exames complementares, mais específicos, que o médico cardiologista pode requisitar:

  • o Eletrocardiograma: Mede a atividade elétrica do coração.
  • o Eletrocardiograma de esforço: Registra aceleração das batidas do coração durante exercício do paciente sobre esteira e sua posterior desaceleração.
  • o Rastreamento nuclear: Detecta áreas danificadas do coração.
  • o Angiocoronariografia: Examina as artérias coronárias .

Exame de próstata
A próstata é uma glândula que se localiza abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção do líquido seminal. Com a idade, ela pode aumentar de volume, tornar-se rígida e pressionar a uretra, causando desconforto urinário, isto é, jato fraco, sensação de não esvaziamento da bexiga. Como, a partir dos 50 anos aumenta a probabilidade de funcionamento celular anormal, os homens devem fazer, periodicamente, exames de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) total e livre. Esse teste é feito com coleta de uma amostra de sangue analisado em laboratório. Níveis elevados de PSA podem indicar existência de câncer na próstata.

Recomendações para o exame de PSA
O Homem com menos de 40 anos: se apresentar algum sintoma ou por recomendação médica. o Homem a partir dos 40 anos: anualmente, se tiver história de câncer de próstata na família. o Homem a partir dos 50 anos: anualmente.

Observação
O câncer de próstata não é fatal se detectado no início. Os exames de toques retais e testes de PSA são as melhores maneiras de diagnosticá-lo.

Teste para DST (doenças sexulamente transmissível))
As doenças transmitidas de uma pessoa para outra, durante a relação sexual, são a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras mais comuns, como a clamídia, a gonorréia, a sífilis, a hepatite B e o herpes genital. Quem mantém, ou manteve relações sexuais, deve fazer uso desses testes laboratoriais, que são simples e necessários para a prevenção, diagnóstico e tratamento de tais doenças. Algumas podem ser tratadas com antibióticos, para outras não há cura.

Exames de diabetes
O diabetes ocorre quando o organismo não produz ou produz pouca insulina, hormônio do pâncreas que ajuda as células a usarem açúcar para produzir energia. Pessoas acima do peso normal, com colesterol e pressão arterial altos, devem fazer exame de glicemia, para verificar se a taxa de açúcar no sangue está muito elevada.

Como a doença pode não produzir sintomas e é capaz de causar muitos danos devido à má circulação sangüínea, se houver história de diabetes na família, é preciso procurar o médico. Em fase adiantada, pode provocar cegueira, alterações renais e neurológicas.

Um simples exame de sangue pode detectar a doença. Também é recomendável um exame de urina pois é através dela que o rim elimina o excesso de açúcar no sangue.

Dos 30 aos 50 anos é conveniente realizar esses exames, pelo menos, a cada 3 anos.

Exame de sangue oculto nas fezes: retossigmoidoscopia e colonoscopia
O câncer de cólon e reto é uma das principais causas de morte por neoplasias no Brasil. Um exame simples e barato, a pesquisa de sangue oculto nas fezes, pode detectá-lo precocemente. Se o resultado der positivo, o médico deve procurar a causa do sangramento, que pode ser ou não câncer do intestino. Há outras doenças que provocam aparecimento de sangue, por isso, quando necessário, o médico poderá solicitar a retossigmoidoscopia ou a colonoscopia, exame em que se introduz um tipo de sonda no ânus para visualizar o intestino por dentro.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes deve ser feita a partir dos 50 anos ou, se houver caso de câncer de intestino na família, a partir dos 40 anos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Author Info

admin