Soluções em Análises Clínicas e Saúde

Hemograma Completo

Hemograma Completo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que ele mede?
O hemograma é um exame feito por uma máquina que conta cada um dos três principais tipos de células sangüíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A amostra de sangue utilizada, em geral, é retirada de uma veia do braço utilizando uma agulha e seringa.

Os glóbulos vermelhos contém uma substância chamada hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio por todo o organismo. A quantidade de hemoglobina é conhecida como “contagem de hemoglobina”, medida em gramas por cento. A contagem de glóbulos vermelhos e de hemoglobina variam de acordo com a idade e o sexo do indivíduo. Um recém-nascido, por exemplo, apresenta uma contagem de glóbulos vermelhos elevada, enquanto uma mulher adulta apresenta valores mais baixos. Na maioria das vezes, as pessoas preferem usar a contagem de hemoglobina para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue. A hemoglobina normal é de cerca de 12 a 14, em mulheres adultas, e 14 a 16 nos adultos do sexo masculino. Um paciente com níveis reduzidos de hemoglobina apresenta anemia, condição que pode ter diversas causas. A causa mais conhecida é a deficiência de ferro, mas outras causas incluem a perda de sangue, a incapacidade de produzir de glóbulos vermelhos, ou a destruição dessas células. Quando a contagem de hemoglobina está elevada, condição pouco comum, pode predispor à obstrução dos vasos sangüíneos e distúrbios como o AVC (derrame) e ataques cardíacos.

Os glóbulos brancos são responsáveis pelo combate às infecções. O número de glóbulos brancos é denominado contagem de glóbulos brancos. Os valores normais variam entre 4.500 e 13.500 aproximadamente. Esse valor costuma estar elevado na vigência de infecções. Uma redução na contagem de glóbulos brancos pode indicar uma maior susceptibilidade às infecções. A causa dessa redução, na maioria das vezes, é uma infecção viral, mas em alguns casos pode representar uma doença grave. Existem vários tipos diferentes de glóbulos brancos, dentre os quais se destaca os neutrófilos. Quando o número de neutrófilos se eleva, existe uma grande probabilidade de infecção concomitante.

As plaquetas são células que participam da coagulação do sangue, interrompendo os sangramentos. Uma diminuição no número de plaquetas pode desencadear hemorragias. Normalmente, o hemograma evidencia entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Quando esse valor é inferior a 50.000, até mesmo o sangramento de pequenos ferimentos podem ser graves. Uma elevação no número de plaquetas é pouco comum e pode predispor à formação de coágulos (que podem provocar, por exemplo, um derrame). As informações fornecidas pelo hemograma completo permitem ao médico avaliar melhor um paciente e diagnosticar algumas doenças, ou pode sugerir quais exames adicionais são necessários.

Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida – drabetty@lincx.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Author Info

admin